sexta-feira, 13 de junho de 2008

C.Q.D...

Primeiramente, um abraço aos amigos corneteiros. Estive meio ausente nos últimos dias. Além da coisa estar extremamente corrida no trampo (muito mesmo), fiquei sem Internet em casa, por conta de um raio que mandou tudo para o espaço.

Mas, vamos lá.

Quando sustentei a ocorrência do uso de tal expediente, no jogo entre SPFC e Fluminense, no Morumbi, fui contestado, especialmente pelo nosso amigo Ramón. Nem mesmo depoimento de quem esteve in loco foi suficiente para convencer o uso do expediente em questão.

Obviamente, o que a emissora faz com isso não é puxar sardinha pra nenhum lado, na maioria das vezes, mas equilibrar o máximo possível os interesses de quem assiste as partidas, nas principais praças de audiência. Nenhum corinthiano gostaria de ouvir a torcida do Spot o tempo todo, esta semana, bem como os cariosas do Flu não gostariam de passar os 90 mintos de transmissão ao som da torcida do São Paulo.

É um equilíbrio de interesses, basicamente.

Segue "notícia" sobre o tema:

"TV Globo falsifica o áudio do futebol para agradar corinthianos

'Nao pára, nao pára, nao pára!' Este era o canto da torcida organizada do Corinthians que se ouvia ontem à noite, durante o início da transmissao do jogo pela TV Globo. Pelo menos aqui em Sao Paulo.

Mas veja, o Estádio da Ilha do Retiro tem capacidade para 36 mil pessoas, das quais 35 mil eram torcedores do Sport e apenas 1000 torciam para o Corinthians. Como entao o canto da torcida era corintiano?

Tecnologia e engenharia de som. O áudio foi captado e divido em 3 canais - o do narrador, o da torcida do Corinthians e o geral do estádio. Entao, o diretor técnico aumenta o volume do canal da torcida do Corinthians e diminui o volume geral do estádio. Isto cria no telespectador a falsa idéia de que a torcida no estádio é do Corinthians e ajuda a audiência, aqui em Sao Paulo, onde a maioria da populaçao é corinthiana.

Esta forcinha da técnica durou até o primeiro gol do Sport, pois entao, a esmagadora torcida do Sport foi ao delírio e aí nao houve técnica que ajudasse o torcedor do Timao. Ainda mais depois do segundo gol.

A transmissao do futebol é uma operaçao JORNALISTICA, realizada pelo departamento de jornalismo esportivo. Nao se pode falsear o áudio do estádio. Nao é ficçao, nao é dramaturgia. É jornalismo.

A TV Globo foi convidada pelo Comitê Gestor das Olimpíadas de Pequim para gerar as imagens do Volei de Praia. Este convite foi feito pela sua reconhecida competência técnica. Nao pode, ou melhor, nao deve, colocar em risco este reconhecimento para turbinar a audiência de um jogo. É pequeno, nao precisa.

7 comentários:

De Santis disse...

Foda... eu acho que tem que parar de dar corda pras torcidas... colocar letra, aumentar volume, ficar filmando cartazes, neguinho se beijando... vá pro inferno, quero ver jogo de futebol.

Ridiculo esse lance aumentar volume... assim como foi ridiculo a tendencia da Globo pelo Corinthians na final.

Juan disse...

Esse lance do audio eles já fizeram uma porrada de vezes. Quem já foi num jogo do Brasil sabe que o coro mais alto de todos é "Ei, Galvao, vai tomar no c..." e nunca é possivel escutar isso nas transmissoes.

Ramón disse...

Meu, por que a notícia não é "Globo falsifica áudio pra agradar botafoguenses" ou "globo falsifica áudio pra agradar sãopaulinos e fluminenses"? A mídia só enche o saco do Corinthians, mas isso já vem acontecendo nas transmissões há muito tempo.

Além disso, amigo, vc precisa levar menos a sério as minhas cornetagens.. Algumas vezes eu bato o pé pra algum assunto, e não aceito sua explicação, mesmo que convincente - como foi esse caso - só pra te irritar.

Enfim, também sou contra esse negócio. A globo quer transformar tudo em um show.. Ridículo. Eu acharia mto mais legal escutar o som como ele realmente é no estádio, essa artimanha tira toda a graça do público.

André disse...

Talvez porque o jogo da semana tenha sido do Corinthians. Inegavelmente, um dos maiores "mimos" da Globo, pela audiência que gera. Ainda mais em uma final.

No mais, eu não levo tão a sério! Cornetada é cornetada, Ramón... Só queria mostrar que eu não estava equivocado naquela oportunidade.

E concordo que a Globo quer transformar tudo em show. Mas não deixa de ser a parte dela, afinal, querem mesmo audiência, e tornar o produto mais atrativo. Mas é um saco essa bajulação de torcidas 9as vezes injustificada...), e tratar todas as transmissões como uma arte, um espetáculo.

Como disse o Fernando, na maioria das vezes as pessoas só querem ver a porra do jogo!!!

Ramón disse...

É esse o ponto. Pra mim, as pessoas querem ver O JOGO. No meu caso também é assim, eu quero ver o jogo e escutar o som real do estádio, que acaba tb sendo consequencia do que ocorre dentro de campo. Prefiro assistir o jogo pelo Sportv pra não ficar com esse "showzinho".

E eu ia escrever um parágrafo de retratação depois do jogo Corinthians x Botafogo, pq, na transmissão da globo, os 600 botafoguenses "abafavam" os 62 mil corinthianos, e isso me irritou bastante. Depois não fiz o post e acabei me esquecendo.

André disse...

Pois é, Ramón. Aconteceu exatamente a mesma coisa neste caso, pelos mesmos motivos: praças distintas de audiência da mesma transmissão. Eles não querem deixar a desejar para nenhuma delas e acabam forçando a barra, muitas vezes.

O que irrita, na verdade, nem é o fato de "fingir" uma situação que não é real. É sempre querer mostrar um espetáculo. Isso cansa pra cacete.

Quando posso, também prefiro optar pelo Sportv e até mesmo a Band, com transmissões mais reais, embora muuuuito inferiores em qualidade de imagens. Mas é o preço que se paga... Mesmo estes canais estão começando tratar as transmissões de jogos como "algo a mais", o que as vezes enche demais o saco...

Chris Benseler disse...

No jogo do Morumbi, o mesmom ocorreu quando o Sport fez o gol: só se ouvia a torcida do Sport, muito alto. E a torcida do Corinthians apoiando, e só se ouvia a do Sport. Como 2 mil iam calar 60 mil?
Qdo. é contra o Corinthians, todo mundo adora meter o pau, mas não se conseguem ver os outros fatos...