segunda-feira, 30 de junho de 2008

Esclarecendo as dúvidas

Aos que duvidavam da integridade da Arena Palestra Itália, segue abaixo um relato de um sócio do Palmeiras que compareceu na sexta feira na apresentação do projeto para os sócios e conselheiros.

Segue todos os detalhes que foram relatados.

Lembrando que hoje a a Arena foi aprovada por uma votação esmagadora de 162 votos a favor e 3 contras, entre um dos contras estava o cancerígeno Mu$tafá Contursi.

1- A parceira W Torre, fez a exigência para que todos os jogos de mando do Palmeiras devam ser disputados na futura Arena, segundo o executivo o projeto só será viável com esta condição atendida, é impossível se pensar em uma Arena Multiuso rentável sem a presença de um clube de grande projeção como o Palmeiras.
2- Foi feita uma menção positiva quanto às pessoas que estão comandando o Palmeiras, dando maior credibilidade para a realização do projeto.

3- A capacidade do estádio será de 45 mil lugares ou um pouco mais, já incluídos neste total cerca de 200 camarotes com 12 lugares cada, podendo ser comercializados em mais de uma unidade em múltiplos de 12 de acordo com o interesse do cliente

4- Só em eventos organizados pela FIFA exemplo, COPA do MUNDO, COPA DAS CONFEDERAÇÕES, que a capacidade de lugares a serem comercializados cairia para 42.000 lugares, já que entre 2000 e 3000 lugares seriam destinados para as equipes de imprensa que fazem à cobertura do evento, esta informação foi ratificada pelo executivo da W Torre, após indagação que fiz no final do evento.

5- Questionei quanto às exigências feitas pelo código de defesa do consumidor e das entidades que organizam os campeonatos quanto aos 10% de ingressos ao time visitante e local para fluxo deste público e o executivo afirmou que todos os cuidados foram tomados quanto a esta questão.

6- Portanto em relação às informações prestadas fiquei tranqüilo quanto a uma eventual final de copa Libertadores que exige 40 mil lugares e quanto aos 10%, preservando nosso direito de, por exemplo, fazer os clássicos contra o São Paulo em nosso estádio.

7- Me chamou atenção a pujança econômica da empresa parceira, acabou de fechar uma venda de imóvel de mais 1 bilhão de reais, para o Grupo Santander que estabelecerá sua sede neste local, tem atividades em seguimentos diferenciados além da parte de engenharia, vale citar uma parceria que tem com a família real nos Emirados Árabes de 50% cada com futuros investimentos acima de 1 bilhão de dólares em cidade que será construída no meio do deserto, tem parcerias e Know How na área de Plataformas Submarinas, tem no portifólio 6 milhões de metros quadrados de área construída, e tem como parceiros em empresas do grupo o Banco Santander e o Grupo Votorantim.

8- Os investimentos na arena são de ordem de 220 milhões de reais, e mais cerca de 50 milhões de reais que serão investidos na área social do clube, que contemplará a construção de um prédio onde serão alocadas as quadras de tênis, futebol society, quadras poliesportivas, que na sua somatória em área construída será maior do que existe hoje no clube, um outro prédio contemplara a área administrativa, salão de eventos, salão de festas, esportes não profissionais e etc. ... algo em torno de 12 mil metros a serem construídos podendo chegar a 17 mil.

9- Segue o cronograma das obras...

A- Votação no conselho em 30 ou 31 do mês de junho
B- Aprovado pelo conselho começa a obra no dia seguinte(Palavras do Diretor Financeiro de primeiro nome Luis que fez a apresentação)
C- Dia 18-07-08 cerimônia do lançamento da pedra fundamental da sede social que abrigará as quadras poli esportivas.
D- Até 31-12-08 entrega deste primeiro prédio de quadras poliesportivas inserido as quadras de tênis.
E- Segundo o planejamento o estádio será utilizado até 25-04-09 depois desta data será fechado para a reforma.
F- Em Agosto de 2009 será entregue o prédio da Sede Administrativa.
G- Em 15-12-2010 será entregue a Arena Multiuso... isto mesmo 15-12-2010.

10- Vale lembrar que para infelicidade dos urubus e abutres de plantão de parte da imprensa e parte da torcida os valores para investimento já estão garantidos pela própria W Torre e parceiros Banco Santander e Grupo Votorantim que são empresas que compõem com participações acionárias esta parte da holding, o executivo mostrou em números em uma análise bem pé no chão para os parceiros(acionistas)da empresa e os conselheiros presentes que o projeto é vantajoso em todos os aspectos para ambos os lados, com tudo para superar as expectativas de receitas nos 30 anos que durará este projeto em parceria, esta estimativa de futuras receitas ultrapassa no total mais de 1 bilhão de reias, reitero que isto dentro de uma projeção bem acanhada e pé no chão..

11- O Palmeiras pagará cerca de 25 mil reais por jogo, inerentes aos gastos que implicam na organização do evento, por outro lado economizará cerca de 8 milhões que são gastos na manutenção do estádio durante o ano que ficarão sob responsabilidade da parceira.

12- Toda renda advinda dos jogos de futebol será do Palmeiras, desde o início da inauguração da Arena, descontado-se os já citados 25 mil reais citado no tópico acima.

13- As fontes de receitas exceto os valores de bilheteria serão divididas em famílias 1 e 2, a família 1 será composta de rendas provenientes da parte da Arena relativa ao futebol que seriam:
A- Naming Rights(Ex. Arena Kyocera, Espaço Visa)
B- Camarotes
C- Parte que será vendido de ingressos antecipadamente como acontece hoje com o espaço Visa, segundo o Executivo, cadeiras cativas inviabilizam questões como uma eventual Copa do Mundo a ser disputada na Arena.

Deste grupo o Palmeiras de imediato terá direito de 5% das receitas, que crescerá percentualmente quinquenalmente até atingir 100% ao final dos 30 anos.

Foi citado como exemplo de Naming Rihgts a recente aquisição do HSBC de um espaço de shows aqui em São Paulo me parece que o Tom Brasil pela quantia de 15 milhões de reais anuais.

Na família 2 estará relacionado as receitas provenientes do complexo fora o futebol, que compreendem outras dependências do complexo como :
A: Espaço de eventos, feiras e convenções, exemplo do que existe no hotel transamérica
B: Estacionamento para 1500 carros cobertos
C: Espaço para formaturas, bailes, restaurantes, Lojas, Memorial...

Nesta família o Palmeiras terá direito a 20% de imediato assim que o projeto estiver pronto e este percentual crescerá gradativamente ao longo destes 30 anos, só não posso precisar se chegará a 100% ou 60 % no final do período.

Segundo o Belluzo em uma entrevista que concedeu à cerca de 4 meses o Palmeiras no primeiro ano em uma estimativa modesta pretendia colocar no bolso cerca de 15 a 18 milhões de reais limpos, fora os 8 milhões ano que serão economizados que hoje são gastos na manutenção do estádio.


14- Dentro do planejamento a modernização do clube tanto em acabamento e instalações é algo de vital importância para o projeto, os investidores tem certeza que o lugar onde o clube se encontra é uma fonte preciosa para obtenção de receitas, portanto, parte social e Arena Multiuso caminharão juntas para total sucesso do empreendimento.

15- A arena será a primeira no continente americano que seguirá estritamente o caderno de encargos da FIFA para jogos da copa do Mundo, para se ter um idéia da grandiosidade do projeto toda parte inferior ao gramado será modificado como por exemplo ter quatro vestiários, e hoje os caminhões de transmissão que ficam na rua Turiassú com fios que passam pelo meio do clube, entrarão dentro do estádio, todo o estádio terá cadeiras, e será numerado, a mais modesta será algo como existe hoje no espaço visa, todos os lugares serão cobertos, e terá um teto retrátil.

Vale citar que se seguido à risca para atender o caderno de encargos da FIFA, boa parte da arquibancada do estádio do Morumbi não poderá ser utilizada, isto porquê, é exigência uma distância máxima entre o gramado e os telespectadores, e a Arena atenderá dentre muitas exigências este item, palavras do apresentador, para atender o caderno de encargos, Morumbi, Maracanã e Mineirão teriam que vir abaixo e ser construído outro estádio.

16- Uma coisa que chamou atenção é que além dos restaurantes e lanchonetes dentro do complexo, terá um restaurante que ficará acima dos camarotes ao lado do terceiro lance de arquibancada de frente para o gramado, onde quem quiser pode almoçar ou jantar vendo o jogo.

17- Para minha surpresa o estádio não terá mais aquele espaço aberto do lado das piscinas será totalmente fechado, segundo o executivo, tal modificação visa atender um padrão de estádios homologados pela FIFA, e também questões relacionadas a correntes de ar , já que o estádio será de teto retrátil, serão 3 lances, sendo o intermediário de camarotes.

Para se fechar do lado das piscinas, o campo será deslocado 7 metros para o lado placar, e será colocado abaixo, à parte da arquibancada onde ficam os visitantes e parte da arquibancada que fica do lado das numeradas cobertas, não será alterado em nada a parque aquático que existe hoje, só a parte de vestiários que ficam abaixo das arquibancadas e em baixo da parte do gramado será construído um local para abrigar estas instalações.

18- O ginásio número 1 permanecerá e será melhorado, o executivo citou até a possibilidade do ginásio vir a ser utilizado para jogos como exemplo da liga mundial de volleyball, para quem conhece o ginásio, imaginem o quanto melhorará para abrigar eventos desta magnitude.

19- Serão 1500 vagas cobertas para carros.

20- Vale destacar que assim que aprovado pelo conselho as obras já podem e serão iniciadas, isto porquê, todo o trâmite burocrático que envolve aprovação de plantas pela prefeitura e outras questões técnicas inerentes já estão devidamente prontas, segundo o executivo que fez a apresentação para se aprovar um projeto como este se leva pelo menos 2 anos, porém segundo o mesmo durante o projeto pode se entrar com as chamadas substitutivas nos órgãos competentes tentando-se aumentar a quantidade de metragem que está sendo construída, citou o exemplo, de um projeto que está sendo feito entre a W Torre e o Shopping Iguatemi junto com a Loja Daslú em São Paulo onde se aumentou consideravelmente a área construída desde a primeira aprovação.

Achei interessante fazer menção deste fato, porquê ficou nas entrelinhas e foi assim que entendi que se por ventura durante a execução da obra, quiserem por exemplo tentar aumentar a capacidade do estacionamento para acima de 1500 carros entrarão com esta solicitação cabendo ao órgão público conceder ou não à solicitação.

O importante é começar e muitas coisas serão decididas quando da execução do projeto em parceria com o Palmeiras, visando uma melhor otimização no todo, citou até que terá 2 arquitetos que cuidarão do assunto.

21- O que achei interessante e muito positivo é que o Carlos Fachina uma das pessoas que fazem parte da comissão do projeto Arena e hoje é oposição no clube, no final da explanação pediu a palavra e fez um discurso muito ponderado, dizendo que este sonho vem desde 1993, disse que participou da construção do jardim suspenso inaugurado em 1963 e das grandes dificuldades que foram enfrentadas naquele momento e deixou bem claro que este projeto não pertence a uma diretoria mas sim a uma geração e que sua aprovação seria muito importante para o futuro do clube.

Após as palavras do Fachina que foi aplaudido pelos presentes o presidente Della Mônica encerrou o evento destacando o pioneirismo e transparência existente nas coisas relacionadas ao Palmeiras.

Após a cerimônia conversando com o Marcelo Solarinho que faz parte da equipe de planejamento comandada pelo Belluzo, chegamos a conclusão que com as palavras do Carlos Fachina cardeal respeitado no clube e hoje integrante da oposição dificílmente o projeto não será aprovado na reunião do conselho no final deste mês.

Quando da animação gráfica, mostrando o estádio e os 2 prédios da área social como ficarão, fiquei muito bem impressionado não tenho dúvidas que este complexo será um novo paradigma de modernidade e otimização em todos os sentidos no Brasil e América Latina, com as receitas que advirão, daremos um passo gigantesco nesta implantação do projeto fênix verde rumo ao bi campeonato mundial dos séculos no país do futebol.

9 comentários:

Ramón disse...

Muito legal o projeto! Só acho que tem coisas mal contadas, pq ainda estou tentando enxergar de onde a Wtorre vai tirar o retorno pra esse investimento de quase 400 milhões, já que ela vai ser responsável pela manutenção e só vai receber 30 mil por jogo, além da venda do nome e dos camarotes. Porém, pro Palmeiras, parece MUITO interessante.

No mais, Fenix verde foi ótimo.

Valew pelo post, Diego. Bastante esclarecedor.

André disse...

Projeto mais íntegro do mundo, eleito pelos sócios palmeirenses.... Hahahaha.

Fênix verde, hahahaha... bi campeonato mundial dos séculos?

Meu Deus... hahahahaha....

Vai, Palmeiras!!!!

Anônimo disse...

Pensei que soh o corintia caia nesses contos de fadas.
Pro bem do futebol brasileiro, tomara q de certo, mas duvido mto

Ramón disse...

Acho que tem tudo pra "dar certo", mas o Palmeiras não vai ter só ganhos. Pelo contrário, mais cedo ou mais tarde, de um jeito ou de outro, o Palmeiras vai ter que pagar a conta dos 300 e tantos milhões, e isso, com certeza, está previsto no (misterioso) contrato.

Diego SPFC, o Corinthians acredita nesses "contos de fadas" porque não recebe dinheiro público pra construir estádio. Esse tipo de parceria é a única maneira viável que nossos clubes têm pra se estruturarem; mas os contratos devem ser amplamente discutidos, não assinados às pressas por dirigentes que querem posar de heróis e se auto-promoverem.

Diego Laranjeira disse...

Li hoje em um blog que a Marta Suplicy está encaminhando o projeto do estadio novo do SPFW, com um incentivo do governo, algo assim....
vou postar aqui depois

Anônimo disse...

Ramón, esse tipo de parceira eh o jeito dos dirigentes dos seus clubes roubarem pra cacete, sem dar mto na cara

André disse...

O projeto "físico" parece bom. Seria bom pro palmeiras, bom pro futebol paulista. Os termos é que são escusos e muita gente as vezes não quer enxergar as coisas, como ja falou o Ramón.

Mas até aí, a Ponte está no mesmo estágio do Palmeiras (com um projeto a meu ver muito mais real e menos faraônico).

No mais, o SPFC ergueu o Morumbi com dinheiro público sim. Financiado a valor de mercado durante toda a década de 60, que impossibilitou o clube de formar grandes times para duelar com o ótimo palmeiras e o excepcional Santos da época. Foi pioneiro no levantamento de um estádio como o Morumbi próprio. O resto é puro recalque...

Ramón disse...

Que nada, Diego SPFC. Pra roubar, basta vender os 10% que o clube tinha do Jo, pra um empresario amigo do Kia, por 2 milhoes de reais, e um mês depois ele ser negociado com o Manchester City por 58 milhoes, ficando com 5,8 milhões, 3,8 milhoes de lucro.

De Santis disse...

Não tive tempo de ler ainda... tá foda... que merda... vou ler com calma amanha =/