terça-feira, 22 de julho de 2008

Com ou sem "paradinha"?

Tava vendo os jogos do final de semana e dois pênaltis de dois paulistas me chamaram a atenção. O do Kleber Pereira, na Vila e do Ceni, no Morumbi. Lembro que no Palmeiras x São Paulo, acho que do Paulistão, o Ceni bateu um pênalti no Marcos, com paradinha... e o Marcos ficou decepcionado. Na verdade, acho a paradinha injusta... aliás, o pênalti já é injusto para os goleiros... e os caras ainda inventam de dar paradinha pra enganar o arqueiro. Poxa... tem que bater como o Ceni bateu, ou como o Kleber Pereira bateu (apesar da defesa do goleiro Magrão, do Sport).

Teve uma rodada recente no campeonato, que teve três pênaltis e os três foram com paradinha. Lembro de uma paradinha classica, nas semi-finais do Paulista de 2007, entre Santos x Bragantino... Cleber Santana x Felipe (atual goleiro corintiano). Cleber Santana correu, parou no meio, correu mais uma vez, parou em cima da bola e chutou... tirou tanto do Felipe que acertou o pé da trave! Duas paradinhas numa cobrança só! Esse lance eu tenho filmado até! Mas dá até pra procurar no Youtube ou nos vídeos da Globo.com.

Enfim... acho injusto com os goleiros e gostaria que fosse proibida a paradinha, assim como foi durante MUITO tempo. E vocês, o que acham?

4 comentários:

André disse...

Discordo um pouco.

Acho que o batedor tem o direito de fazer o que quiser no penalti. Já é chamado de "penalidade máxima" porque o infrator da regra tem que sofrer a maior punição do jogo, ou seja, deve ter o mínimo de regalias para se safar da punição. Por isso, se o cobrador quiser peidar na bola, faça como quiser. Penalti foi feito pra ser marcado gol, azar o time que o cometeu. Não acho a paradinha injustiça nenhuma.

Por outro lado, não acho que a paradinha seja eficiente. Simplesmente isso. Basta os goleiros saberem se aproveitar dela, esperando a cobrança para ir pra bola. Não fossem uns precipitados, escolhedores de canto, pegariam um penalti atrás do outro e essa palhaçadinha acabaria rapidamente.

Basta o goleiro ficar estático e esperar a cobrança. Já era, o cara será obrigado a praticamente recuar a bola para o goleiro ou refugar, correndo o risco de ser punido pelo juiz, na pior das hipóteses, por retardar o jogo.

Mas não tenho dúvida que a melhor maneira de cobrar penalti é como o Rogério fez domingo. Uma paulada, com força, no canto. Coloquem dois goleiros na meta e não pegarão a cobrança. E o gol vale do mesmo jeito...

Chris Benseler disse...

Contanto que os atacantes batam aqui, ó, tá valendo!

Ramón disse...

hahahahaha

Putz, eu acho válida a paradinha. Pra mim, é só mais um jeito de bater o penalti.. E se o goleiro nao se mexe antes, fica mesmo mto mais fácil pra defender.

Eu gostava do Tevez batendo penalti... Era SEMPRE uma paulada, sem frescura.

De Santis disse...

Ah eu acho ainda injusto... mesmo assim, André, se o cobrador é bom, como Evair, Alex, Diego, Rogério Ceni, o goleiro pode esperar a vontade que o vagabundo vai meter na gaveta e será injusto... enfim, sei lá, hahaha... gostava da época que não tinha essa viadagem.

PS: discordo do Chris, hehehe.