domingo, 13 de julho de 2008

Perdemos a chance...

Perdemos a chance de devolver a injusta goleada sofrida contra o Porco na primeira fase do Paulista. Não que isso signifique que o São Paulo tenha feito uma partida excepcional contra o rival verde hoje no Morumbi, mas diante das limitações próprias e do adversário, conseguiu impor seu jogo e foi melhor durante toda a partida. Criou e perdeu pelo menos quatro chances absurdas de gol, além de um penalti não marcado.

Desde o início, o Palmeiras sofreu com o erro de Luxemburgo. Talvez menosprezando o parco futebol do tricolor no campeonato, colocou Leo Lima e Martinez, na ausência de Pierre, para proteger os fraquíssimos Jeci e Gladstone. Prato cheio para o meio campo tricolino, com a volta de Joilson pelo setor, deitar e rolar. Rapidamente, o São Paulo foi criando chances e com menos de 10 minutos já vencia com gol de André Dias, depois de uma bela bola de Hernanes para Jorge Wagner cruzar para o zagueiro abrir o placar.

Por outro lado, o setor de criação do Palmeiras simplesmente sumiu diante dos defensores são-paulinos. André Dias foi muito bem, tal como Zé Luiz e até Ricky, que foi discreto em suas treslouquices. No primeiro tempo, Luxemburgo viu seu time levar um tremendo sufoco, sendo que o São Paulo poderia ter descido com pelo menos 3 gols de vantagem, não fosse as chances mais do que claras perdidas, especialmente por Hugo.

Depois do intervalo, Luxemburgo não mexeu no time. Tentou contornar só com mudanças táticas, mas não bastou. Apesar de a posse de bola ter ficado mais equilibrada, as reais chances de gol sempre foram tricolores. Numa delas, Hugo driblou Marcos e não fez o gol, e na sequencia, Dagoberto sofreu penalti não assinalado. Pouco depois, foi a vez do camisa 25 ter chance na entrada da pequena área e ser travado pelo zagueiro porco.

Dagoberto, alias, foi a surpresa na escalação de Muricy, e foi determinante para bagunçar a marcação porcolina, especialmente na primeira etapa. Teve lampejos do bom jogador da época de CAP, importante taticamente, mas também demonstrou ainda sentir seu lado peladeiro, nas jogadas individuais perdidas. De forma geral foi bem. Borges, em tarde pouco feliz, teve bons momentos, mas acabou substituído na segunda etapa depois de cair e machucar seriamente o cotovelo. Será desfalque importante para Muricy nos próximos jogos, assim como Miranda já é.

Depois da entrada feliz de Eder Luiz e o gol em sua primeira participação, aos 38 do segundo tempo, o Tricolor apenas esperou o jogo acabar. Aloísio, substituto de Borges, teve a chance de puxar dois contra-ataques que seriam fatais quase no apito final, mas equivocadamente preferiu segurar o jogo. Como castigo, já nos acréscimos, o gol do Palmeiras num escanteio, numa saida mal calculada de Rogério Ceni. Mas nada que abale sua boa prtida.

Já o Palmeiras, pagou pelo equívoco do Rei das estratégias que esclaou mal, e fez substituições manjadíssimas e pouco eficientes. E além de tudo, viu Martinez jogar 10 minutos feito um cone, por não poder substitui-lo no final do jogo. Em cima dele que Eder Luiz apareceu para fazer o segundo gol. Some-se a isso a maior magia do Mago chileno que mais uma vez sumiu diante de Alex Silva e Zé Luiz. Apareceu mesmo pra fazer chororô, e levou um baita esfregão do gaúcho Simon.

A conclusão é que o São Paulo jogou muito bem e contou com um adversário mal escalado e desorientado. Poderia ter devolvido a goleada injusta do Paulista, mas ficará para uma próxima. A verdade é que hoje o Tricolor foi muito melhor e venceu, dando sinais que ainda está na briga por algo maior no Brasileiro. Mas que precisa melhorar muito pra triunfar pela terceira vez seguida, coisa que eu, particularmente, acho muito difícil que ocorra em 2008. Sem ilusões, com pés no chão.


Bola Cheia
- André Dias
- Joílson
- Hernanes
- Dagoberto

Bola Murcha
- Contusão de Borges.
- Hugo e seus gols perdidos.
- Luxemburgo
- Palmeiras que não viu a cor da bola

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 PALMEIRAS

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 13 de julho de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Renda: R$ 583.397,00
Público: 22.235 pagantes (76 não pagantes)
Assistentes: Émerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)
Cartões amarelos: Dagoberto (SP), Kléber (Pal), Gladstone (Pal), Alex Mineiro (Pal) e Aloísio (SP)
Gols:
SÃO PAULO: André Dias, aos sete minutos do primeiro tempo; Éder Luís, aos 38 minutos do segundo tempo.
PALMEIRAS: Jeci, aos 48 minutos do segundo tempo.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Alex Silva, André Dias e Zé Luís; Joílson (Éder), Richarlyson, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Éder Luís) e Borges (Aloísio)
Técnico: Muricy Ramalho.

PALMEIRAS: Marcos; Fabinho Capixaba (Evandro), Jeci, Gladstone e Leandro; Martinez, Léo Lima (Lenny), Diego Souza (Denílson) e Valdívia; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Wanderley Luxemburgo.

6 comentários:

De Santis disse...

Assisti agora os melhores momentos e vi que o SP veio com tudo pra cima, tanto que quando fez o gol aos 7 minutos de jogo, já tinha criado umas três boas chances antes disso.

Vi o lance do Hugo, que driblou mas deve ter ficado com a perna errada pra chutar, perdendo o angulo... ainda assim, perdeu o prêmio de gols feitos para o - tosco - Lima do Santos que perdeu 4 incríveis.

Bizarro aquele Gladstone... lembro que não jogava nada no Cruzeiro (acho) e vi um lance dele perdendo a bola no meio campo, quase entregando um gol. Típica de Marcelo e Fabão!

De Santis disse...

Aliás, legal mesmo é ver os marcadores dos posts, hahahaha... pow galera, vamos reanimar o Corneteiros!!!

Chris Benseler disse...

Não acho que a diferença de qualidade entre os times no jogo seria a necessária pro SP devolver aquela goleada e tal.
Mas, conciordo q no primeiro tempo a porcada não viu a cor da bola, ó!

De Santis disse...

Pow, cade o Ramon, Tchelo, Diego SPFW, Diego...???? Cadê todo mundo?

André disse...

Chris, e no Paulista foi a favor do Porco? Aquele jogo estava equilibradíssimo (com ligeira vantagem para o SP, inclusive), até a sequencia de penaltis nos 15 minutos finais.

Domingo, o SP teve chance de fazer pelo menos 4 ou 5 gols claros. Perdeu a chance, sim...

Mas enfim...

Ramón disse...

Ae!! Estive fora esses dias, portanto sem internet. Não vou comentar os posts dessa rodada pq não vi os jogos, mas a partir de hoje eu volto a encher o saco de vcs e postar sobre o Todo Poderoso Timão. Abraços! E cuidado pra não cair, hein, santos!! É nóis na gangorra, a gente pra cima e vcs pra baixo!