quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Mais um prego na tampa do caixão...

O Santos mais uma vez jogou recheado de desfalques... Fabio Costa, Adriano, Michael, Molina e Mycon Leite (o novo oficial desfalque). E o time jogou no seu catadão de improvisos. O time jogou bem, marcou bem, criou dentro do possível e perdeu gols. O bom goleiro Douglas fez duas boas intervenções. Lima fez mais uma péssima partida, sendo substituido por Cuevas que recebeu uma bola e fez o gol santista, aos 38 minutos do segundo tempo. Parecia que viria a vitória, mas no lance seguinte, numa falha de marcação em escanteio, o Ipatinga empatou. Coisa de time que vai cair.

Destaque para o bom primeiro tempo do Robson (que saiu no intervalo cansado, após volta de contusão), para a ótima estréia do Bida (que jogou como meia) e para o goleiro Douglas. Destaque ultra negativo para o lixo Paulo Henrique que não fez nada, para o Lima, para o vacilo no pós gol e para o Kleber Pereira sofrendo, tendo que jogar buscando bolas no meio campo por falta de meia.

A fase é ruim... o Santos jogou melhor (e bem) contra o Flamengo e contra o Ipatinga e não conseguiu ganhar. Como achar que vai vencer o Cruzeiro na Vila e o São Paulo fora, na sequência? Dos próximos 6 pontos em jogo, se ganhar UM contra o Cruzeiro na Vila é MUITO. Vai cair...

... enquanto isso o Cuca já tirou o Fluminense do G4(-).

O problema é de quem?

Esse ano o Santos tá um cambalacho na adminsitração. MT usou Luxemburgo como cabo eleitoral. Luxa foi pro Palmeiras e o Santos virou o ano sem treinador, enquanto os outros times se arrumavam. Veio Leão e começaram as contratações. Pinto chegou, jogou bem, mas foi embora por briga com treinador. Leão caiu, veio o Cuca, dispensou Tripodi e o jovem Filipe (LD). Além disso, Adaílton foi pro Palmeiras, se recuperar lá - praticamente contratado por Luxa. A contratação (péssima) Evando também foi dispensado.

Saiu Cuca e...? Volta Tripodi, volta Filipe e o Santos re-contrata o zagueiro Adailton(!!!) . Cuca contratou o Brum que jogou meio jogo (contra o Botafogo) e já seria dispensado. Hoje jogou como titular. Foram contratados DOIS laterais direitos: Fabiano e Apodi. Hoje, nenhum dos dois sequer estavam NO BANCO! Dionísio, que é volante, jogou improvisado na lateral. E eu pergunto: pra que contratar esses dois laterais então?

O time tem DOIS meias: Michael e Molina. Se o Paulo Henrique for meia eu sou a Madonna. Em compensação, chove volantes... Brum, Adriano, Dionísio, Adoniram, Bida, Wendel... e falam que vão contratar um volante da seleção colombiana!? Precisamos de um meia... e é bom o senhor Marcelo Teixera vender a Unisanta e trazer um Zé Roberto ou um Alex, pois só um desses pra salvar o meio campo santista.

Fabio Costa tá contundido desde o meio de julho, Molina já faz tempo que está machucado. Nada de voltarem. Tá na hora de mandar os dois pro Reffis! O Santos tinha uma puta estrutura, mas quando contava com Filé e Joaquim Grava. Hoje o ridículo Braga analisa os jogadores e fala "Não jogarão nunca mais".

O volante Adriano prova a fanfarrice que é o DM do Santos. O rapaz sentiu uma lesão no joelho (se não me engano) e ficou de fora. De repente pintou a notícia: "Será operado!". Na semana da operação o menino aparece treinando com bola alegando que não sentia mais NADA. Ué e iriam operar? E foi até cogitado entrar contra o Náutico ou Flamengo, até que de repente ele sente a dor... adivinhem qual é a notícia? Adriano será operado. O que é isso? Que AMADORISMO É ESSE?

Fabão foi contratado na época do Leão, com bom nome veio recebendo R$ 300.000,00. Hoje ele é BANCO! Banco do Domingos, que segundo me consta, recebe 80 mil. Contrataram o Cuevas e o Brum e na semana seguinte deram a notícia pros dois: "Ah o salário de vocês será reduzido, viu!? O mesmo pra você, Fabão...".

Que amadorismo é esse pra tratar os jogadores? Que amadorismo é esse no departamento médico? Que amadorismo é esse pra contratar jogadores que simplesmente não são utilizados? Que amadorismo é esse para dispensar jogadores e recontrata-los e estrelarem como titulares logo em seguida? Que amadorismo é esse senhor Marcelo Teixera e diretoria ridícula? Que amadorismo é esse para ficar lançando boatos de Sóbis, entre outros? A torcida do Santos não cái nessa.

Aliás, a torcida do Santos é a única coisa que tá prestando nesse time. Está lotando a Vila em todos os jogos, tem apoiado, tem torcido, mesmo sabendo que o time é um lixo e que MUITO provavelmente vai cair. Aposto que domingo a Vila estará lotada mais uma vez. Daqui a pouco o time vai perder isso também... daqui a pouco os torcedores pararão de ir à Vila e vão abandonar o Santos, esse morimbundo que está dentro do caixão vendo a cada rodada que passa, um novo prego sendo martelado na tampa.

Como sócio do Santos Contribuinte, de número 43485-00 eu juro, que nas próximas eleições votarei contra a chapa do Marcelo Teixeira... se é que ele terá coragem de se candidatar mais uma vez.

10 comentários:

Ramón disse...

Pelo bem do Santos, espero que o time seja rebaixado e as eleições cheguem logo.

De Santis disse...

Desculpem o post grande, mas acho que vale a pena ler principalmente a parte da "culpa"... é bizarro... deve ter muito mais amadorimos que eu não lembrei e deve ter MUITO mais que não sabemos. Foi mal o texto extenso...

Em todo caso Ramon, gostaria de não cair e sair dessa zica, mas ás vezes existe o "mal necessário".

André disse...

Rapaz... é foda. Essas cagadas da diretoria chegam a ser bizarras, mas isso não é exclusividade do MT, não. Veja só a soberba do JJ lá no Morumbi.

Rapidamente, pra exemplificar: sem entrar no mérito do técnico bestalhado que caga sem parar e continua com respaldo. Temos 5 laterais-direitos no elenco, mas quem joga é um volante (ruim). Em um mês, Hugo era imprestável exotado desprezível, mas com o time "desplanejado" ficou sem meias, de repente virou titular absoluto. Contrataram o lateral Jancarlos em abril (mesmo tendo outor 5 laterais à época), mas ele só podia jogar em maio, ficou na reserva em junho e já queriam mandá-lo pro Flu em julho. Acabou ficando porque havia compensação ($$$) pra sair e já jogou ontem, mesmo afastado por uns 20 dias.

Amadorismo e mal administração do futebol há por todo lado.

Mas no caso do Santos, o problema não é de agora. Quando defendi que o Santos sofria com as administrações a meu ver desastrosas e sanguessugas do MT desde 2005, fui rebatido pelo Tchelo defendendo os títulos conquistados. Volto a perguntar: valeu a pena? Os santistas disseram que sim nas eleições, em esmagadora maioria, até revelando voto de confiaça no cabo eleitoral (de "ótimo" caráter, como demonstrou depois) do MT.

Agora que o buraco está cavado, fica MUITO pior pra sair dele. Não adianta chorar...

André disse...

PS: será que hoje vai ter "tempinho" no trampo para comentários do jogo no BEira-Rio? Hahahahaha.....

De Santis disse...

O lance é que o MT poderia sair do Santos "por cima", faturando um bi-brasileiro, um bi-paulista, conquistando 6 vagas na Libertadores nos ultimos 7, assim como o São Paulo, etc... mas resolveu ficar e tem tudo para sair (só no ano que vem) lutando por um título na série B.

De fato os erros que vc citou Andre, lembram bem os do Santos, mas é complicado... pode ser que o SP venha a colher esses frutos podres daqui a poucos anos. Tu já tá alertando também.

Tô torcendo para que morra uns 3 jogadores de times lá de cima, de ataque cardiáco, para que os times percam pontos e o Santos sáia do G4(-)... só assim.... =(

Juan disse...

Cara os problemas do Santos sao identicos aos do Corinthians do ano passado. Diretoria velha pra burro que nao se toca que ta na hora de mudar, contusões pra todo lado, contratações bizarras, e a famosa "falta de sorte"! Por melhor que o time jogue, sempre da um azar do caramba e acaba empatando; não lembro de um time ter empatado tanto como o Corinthians do ano passado, e pelo visto o Santos ta fazendo igualzinho...

Ramón disse...

Concordo inteiramente com o André. E o Juan lembrou muito bem do Dualib; Ele foi o maior vencedor da história do Corinthians, mas usou isso pra alterar o estatuto, nomear conselheiros e se perpetuar no poder, sugando as forças do clube pra engordar sua conta bancária.

É lógico que esses problemas não acontecem do dia pra noite, uma má adminsitração leva muito tempo pra que o desastre aconteça. Pro Dualib ferrar o Corinthians levou mais de 10 anos, o resultado do MT está aparecendo agora; só falta saber quando vão começar a aparecer as consequencias dos atos do JJ.

André disse...

Acho que no caso do JJ não chegaremos a tanto, Ramón.

Felizmente o estatuto do SPFC nao permite que alguém passe mais que dois mandatos no comando (agora de 3 anos). A continuar com esta política, acho que os estragos serão muito mais futebolisticos do que gerenciais do clube, no caso do SP.

O que anda pegando de verdade no SPFC é a politicagem que o clube anda fazendo pró Morumbi na Copa 2014, em detrimento do futebol em si, ao contrário do que nos garantiu boas campanhas nos ultimos anos.

Felizmente, o SPFC é um clube estruturado administrativamente. Más gereências influenciam menos que nos clubes onde há verdadeiros posseiros.

Ramón disse...

André, não impede esse senhor de achar uma brecha pra alterar o estatuto e se perpetuar; se não for possível, ele vai encontrar outra maneira de zuar o clube em benefício próprio. Isso foi feito no Corinthians na época do Dualib; ele encontrou uma brecha e rasgou o estatuto, nomeou conselheiros que passaram a apoiar tudo o que ele propunha e tomou conta do clube. O Andres tb tá tentando isso, de um jeito mais disfarçado; associando integrantes da Gaviões ao clube (já que as eleições serão "abertas"), e com uma cláusula no novo estatuto que diz que as eleições abertas podem ser encerradas se o Conselho assim decidir. Desse jeito, ele é eleito pelo "povo", enche o clube de baderneiros da laia dele, faz imagem de presidente que tirou o Corinthians do buraco e depois se perpetua no poder.

Sinceramente, o que diferencia o JJ desses bandidos é o tempo no poder. Não tenha dúvida de que ele vai usar de todos os meios possíveis pra ficar lá por muito tempo, ou colocar um capacho no lugar dele quando tiver que sair.

André disse...

Isso não aconteceu em outras épocas muito mais propícias, Ramón. Chances e oportunistas pra isso não faltaram. O próprio JJ foi presidente no final dos anos 80.

Felizmente, o que diferencia o SP dos outros clubes, em termos de política interna, é que há muita oposição, seja qual for o lado da situação. Não existe chances de ocorrer "la revolución" e transformar o clube numa Cuba e seu herói, como fizeram outros clubes. Mas uma coisa é fato: más administrações nos mandatos certamente prejudicarão o clube, como no final dos anos 90.

O clube só começou a melhorar em todos os sentidos depois que elegeu o MPG, que conseguiu dois mandatos e, com o ótimo desempenho, elegeu sucessor seu diretor de futebol: JJ, que já está no segundo mandato. (Dois anos por mandato com uma reeleição).

O detalhe que talvez deixe o quadro político no SPFC bastante diferente de outros clubes, é que o social tem praticamente o mesmo peso do futebol. Se a piscina ou sede, etc, estiverem zuados, pesará tanto para o presidente quanto o título da Libertadores.

Fora que o processo ainda me parece muito mais democrático que em outros clubes, nos quais o peso político de puxa-sacos ainda fala mais alto.