segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Aí sim...

Nessa semana, inicia-se a disputa da Copa Sul-Americana. Pela última vez, o último campeão brasileiro jogará o torneio. A partir da edição de 2009, o campeão brasileiro de 2008 disputará apenas a Libertadores da América. Assim, o São Paulo jogará a Copa, sendo a primeira fase ("doméstica") contra os rabardentes paranaenses do Atlético, que até hoje remoem a derrota na final da Libertadores em 2005. O jogo de ida será amanhã, terça-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba.

O São Paulo, que sofreu com a Copa Sul-Americana em 2007, em meio a disputa pelo penta no Brasileiro, decidiu não repetir a dose do ano passado. Imposição da diretoria, a contra-gosto da comissão técnica (leia-se: Muricy), dos 25 jogadores inscritos, apenas Rogério Ceni faz parte dos titulares e "tituláveis" do elenco. O resto do elenco será formado somente por reservas de fato, além de muitos garotos, que não vem tido chance de jogar nos profissionais pelo "professor". Dizem as más línguas que essa imposição da diretoria foi uma forma de pressioná-lo a usar os garotos, e não segurá-los como sempre últimas opções.

Vale lembrar que a garotada, mesclada com alguns reservas, esteve em campo contra o próprio CAP, pela segunda rodada do Brasileiro e segurou a bronca. Um empate na Arena, sendo que o SP até mereceu ganhar, e jogou bem. Fato, alias, que pesa sobre Muricy e sua resist~encia com nos novatos. Depois temos que aguentá-lo dizer que "lançou" X, Y, e Z, sendo que sempre foi por causa de contra-tempos e última opção. Vide Hernanes, que mesmo jogando bem, sequer esteve na Libertadores em 2007 e, quando esteve, sequer entrou em campo. Precisou de intervenção (jamais assumida...) para que a coisa mudasse de figura.

Assim, fica o atrativo de ver um renovado São Paulo pela Sul-Americana, cujo time que entrará em campo quer mostrar ao treineiro que tem condição de jogar no time principal. Achei a medida acertada, especialmente porque ao São Paulo interessa o foco na briga pelo Brasileiro, ainda quenão seja na disputa pelo título, mas da vaga no torneio que realmente anima a torcida tricolor: Libertadores. Ainda mais que o São Paulo, verdadeiramente, mal tem time pra brigar por isso no torneio nacional...

Segue a relação de jogadores inscritos na Copa Sul-Americana pelo São Paulo, já com a numeração especial para o torneio:

1. Rogério Ceni (goleiro)
2. Juninho (zagueiro)
3. Aislan (zagueiro)
4. Alex (zagueiro)
5. Jean (volante)
6. Júnior (lateral-esquerdo)
7. Éric (atacante)
8. Wellington (meia)
9. Roni (atacante)
10. Sérgio Mota (meia)
11. Mazola (atacante)
12. Rafael (lateral-direito)
13. Anderson (zagueiro)
14. Leonardo (zagueiro)
15. Bruno (volante)
16. Alex Cazumba (lateral-esquerdo)
17. Diogo (lateral-esquerdo)
18. Vitor Júnior (meia)
19. Henrique (atacante)
20. Oscar (meia)
21. Éder (lateral-direito)
22. Bosco (goleiro)
23. Léo (meia)
24. Fabiano (goleiro)
25. Bruno Formigoni (volante)

2 comentários:

Juan disse...

Essa Copa deveria seguir os mesmos critérios da Copa da UEFA com os times "intermediarios" e os 3º colocados da Libertadores, e deveria acontecer ao mesmo tempo da Libertadores, quem sabe assim seria mais interessante, e daria chance pra outros times q nao os campeões brasileiros...

De Santis disse...

Putz... sul-americana é osso... haja estômago.